Pindelo dos Milagres, freguesia beirã situada no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, ocupa uma área de mil e novecentos e trinta e seis hectares. Distando cerca de 15 quilómetros da sede de concelho, esta freguesia confina com Figueiredo de Alva, Vila Maior, Pinho (concelho de Viseu) e Moledo, Mamouros (concelho de Castro Daire).
Atualmente, Pindelo dos Milagres é constituída por duas povoações, Pindelo e Rio de Mel, e um lugar onde existe apenas uma família, lugar dos Súmios. Antes de ser designada como tal, esta freguesia tivera o nome de Pindelo de Lafões.
No século anterior, a freguesia deixa de pertencer ao concelho de Lafões ou Vouzela e é integrado no concelho de S. Pedro do Sul.
No local da freguesia houve, possivelmente uma capela de São Domingos, que terá desaparecido para ficar apenas a de Nossa Senhora dos Milagres. Mais tarde, na povoação de Rio de Mel, foi construída a capela de S. Domingos, passando a ser Padroeira desta. Contudo o orago da bela freguesia de Pindelo é Nossa Senhora dos Milagres, adotando a freguesia o nome da sua padroeira
- PINDELO DOS MILAGRES -
Pindelo dos Milagres tem uma igreja, duas capelas (uma delas numa ermida, consagrada à Nossa Senhora dos Milagres), uma escola básica (EB1) e um jardim de infância, uma secção de bombeiros, duas padarias com pastelaria própria, dois cabeleireiros, um pelourinho, seis fontes públicas, dois jardins, uma Extensão de Saúde (USF São Pedro do Sul) e uma farmácia. Possuí também um centro paroquial, um snack-bar, dois cafés e um mini-mercado, uma bomba de combustível, um clube desportivo, um campo polidesportivo, uma associação cultural, uma lagoa, duas pistas de rally, um parque de merendas, um parque empresarial entre outros.
© 2024 Junta de Freguesia de Pindelo dos Milagres. Todos os direitos reservados | Termos e Condições